terça-feira, 11 de outubro de 2011

Frases sobre leitura


"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias." (Mário Vargas Llosa)


"São necessários anos de leitura atenta e inteligente para se apreciar a prosa e a poesia que fizeram a glória das nossas civilizações. A cultura não se improvisa. " (Julien Green)


"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)


"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”.
(Ziraldo)

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry David Thoreau)


"Em muitas ocasiões a leitura de um livro fez a fortuna de um homem, decidindo o curso de sua vida." (Ralph Waldo Emerson)


"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"( Fernando Pessoa )


"Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia."( John F. Kennedy )


"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."
(Samuel Johnson)


"A leitura, como a comida, não alimenta senão digerida."( Marquês de Maricá )


"A leitura nutre a inteligência." (Sêneca)


"A leitura não é uma atividade elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos. " (Julian Correa)


"A leitura não deve ser mais do que um exercício para nos obrigar a pensar. "
(Edward Gibbon)"


A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso. "
( Francis Bacon )


"A leitura engrandece a alma. " (Voltaire)


"A leitura é uma conversação com os homens mais ilustres dos séculos passados. " (René Descartes)"


A leitura é um grande lenitivo para a velhice nos achaques que a incomodam, e reclusão a que obrigam. " (Marquês de Maricá)"


A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem." (Francis de Croisset)


"A leitura deve ser para o espírito como o alimento para o corpo, moderada, sã e de boa digestão." (Marquês de Maricá)


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)


In: http://criancagenial.blogspot.com/2008/02/mais-frases-de-leitura.html

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares… “. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Aqui vai o nosso cartaz...

Visita das turmas do 1º ciclo à BE

As turmas do 1º ciclo fizeram uma visita à nossa Biblioteca. Apesar de a maioria dos alunos já serem frequentadores assíduos, nunca é demais lembrar algumas regras importantes a ter numa biblioteca. É de salientar que todos os alunos tiveram um comportamento exemplar ouvindo com atenção a professora bibliotecária.





Início de um novo ano letivo

Olá Comunidade Educativa!


Vamos iniciar este ano letivo o BLOG da Biblioteca do Marão!
Neste espaço pretendemos dar a conhecer o nosso trabalho, partilhá-lo com todos aqueles para quem as Bibliotecas são um meio ao serviço da literacia, da participação cívica e da democracia!


São pois alguns dos nossos objetivos:

1. Apoiar e promover os objetivos educativos delineados de acordo com as finalidades e curriculum da escola.

2. Desenvolver e manter o hábito e o gosto pela leitura

3. Organizar atividades que favoreçam a tomada de consciência cultural e social e a sensibilidade


Depois de algum tempo em funcionamento esta Biblioteca pode já dizer que estes objetivos estão a ser cumpridos!



Esperamos a vossa participação neste blogue através dos vossos comentários e sugestões!

A equipa da biblioteca

terça-feira, 14 de junho de 2011

“ Visita do JI à BE”

No passado dia 1 de Junho, dia Mundial da Criança, os alunos dos Jardins de Infância do nosso Agrupamento tiveram a oportunidade de visitar a nossa Biblioteca Escolar, acompanhados das suas Educadoras e Assistentes operacionais. Foram recebidos na Biblioteca Escolar pelo professor bibliotecário bem como pelos colaboradores da Biblioteca Escolar.

A actividade decorreu com enorme entusiasmo e alegria pois as crianças preenchem qualquer espaço quanto mais um espaço tão rico como uma Biblioteca Escolar.




“ Ler em Família”

Desde o início do terceiro período tem decorrido na Biblioteca escolar da Escola Básica e Integrada do Marão a actividade “ Ler em Família”. Assim vários familiares dos nossos alunos têm vindo à nossa Biblioteca Escolar a fim de nos presentear com as suas vivências e leituras e o saldo tem sido muito positivo.
 


quarta-feira, 8 de junho de 2011



1º Ciclo


1º lugar _ Cátia Vanessa Gonçalves Carvalho, Nº6 – 4ºA

2º lugar – Liliana Catarina Costa da Silva, Nº16 -4ºA

3º lugar – Mónica Ribeiro Gonçalves, Nº15 – 3º/4ºB

2º Ciclo

1º lugar – Marta Sofia Pinto Brandão, Nº23 - 5ºB

2º lugar – Marina Costa Mendes, Nº17 – 6ºA

3º lugar – Bruna Rafaela Martins Costa, Nº6 – 6ºA

3º Ciclo

1º lugar – Ana Raquel da Costa Carvalho, Nº3 - 7ºB

2º lugar – Vera Marta Marinho Ribeiro, Nº24 – 8ºA

3º lugar –Telma Marisa Pinto Teixeira, Nº23 – 8ºA



No passado dia 3 de Junho, na Biblioteca do nosso agrupamento, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Ortografia. Todos receberam um diploma de participação e foram entregues dicionários aos três primeiros vencedores de cada Ciclo.

Os alunos mostraram-se animados e com vontade de repetir a vitória no próximo ano lectivo… E tu, não queres tentar? Inscreve-te no próximo ano e testa os teus conhecimentos ortográficos…


As Professoras Andreia Araújo e Graça Ferreira