terça-feira, 22 de novembro de 2011

Concurso "Onde te leva a imaginação"



O concurso "Vai onde te leva a imaginação" é uma iniciativa do PNL em conjunto com os CTT e tem como objectivos estimular o contacto com os livros e desenvolver o poder imaginativo e criativo das crianças através da escrita e da ilustração. Com base em obras do PNL e conteúdos relacionados com os CTT, os alunos terão de desenvolver trabalhos de escrita e de ilustração. São fornecidos, às turmas inscritas, pastas individuais contendo as fichas de actividades com espaço próprio para desenvolvimento das mesmas. As inscrições são feitas em formulário electrónico e estão a decorrer até ao dia 15 de Dezembro de 2011. As turmas interessadas podem contactar a Biblioteca escolar que nós faremos a inscrição

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vamos aprender a pesquisar no dicionário

Os nossos alunos do 1º ciclo vieram à biblioteca ouvir a História do livro ativo e aprender como consultar um dicionário. É com imenso prazer que tentamos transmitir novos conhecimentos aos nossos meninos, eles são muito curiosos e querem aprender sempre cada vez mais.São rápidos no raciocínio e vão muito além do pretendido.Cada um com o seu ritmo, todos chegam à meta. Aqui fica o registo fotográfico, já quase tratam os dicionários por "tu".

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso “ Uma aventura literária”

Já abriu o concurso “Uma aventura . . . Literária 2012” promovido pela Editora Caminho. Este ano existem 6 modalidades a concurso: Texto original, Crítica, Desenho, Teatro, Olimpíadas da História e Blogue. Participa. As inscrições estão abertas na biblioteca da tua escola ou nos seguintes endereços: www.uma-aventura.pt / www.caminho.leya.com

Concurso Nacional de Leitura


Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2011 / 2012, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

CALENDARIZAÇÃO DO CONCURSO A NÍVEL NACIONAL

1ª Fase - Provas nas escolas: de 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012.
Divulgação no sítio PNL das bibliotecas públicas da fase distrital -29 de Janeiro de 2012.

2ª Fase- Provas Distritais : Bibliotecas Públicas - Fevereiro e Março de 2012.

3ª Fase-Provas Finais: Maio de 2012.

Faz a tua inscrição na Biblioteca. As Obras a concurso são:
7.º Ano: O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andresen

8.º Ano: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, Jorge Amado


9.º Ano: Sexta feira ou a Vida Selvagem, Michel Tournier

S. Martinho na Biblioteca

Na semana de 7 a 11 de novembro comemorámos o S. Martinho na biblioteca. Os meninos do 1º ano ouviram a lenda de S. Martinho e através de recorte e colagem ordenaram a história. Aqui está o resultado, fizeram um verdadeiro trabalho de grupo.
Os meninos do ensino especial vieram com o Professor Pinheiro comemorar connosco o dia de S. Martinho...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Uma vaca de estimação

Os alunos do primeiro ciclo deslocaram-se à nossa Biblioteca para ouvirem a história “Uma vaca de estimação” da autoria de Luísa Ducla Soares.


No livro Uma vaca de estimação conta-se como um profssor, cansado de viver apenas para os seus livros, decide arranjar um animal de estimação. Mas será que ter uma vaca em casa é boa ideia?

Os nossos meninos realizaram algumas atividades sobre o livro. Aqui fica o registo fotográfico que demonstra o seu empenho




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Halloween

Aqui estão as obras sobre o halloween que podes encontrar na nossa biblioteca. Estão muito bem acompanhadas, não achas?