sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Semana da leitura 2012


A Semana da Leitura 2012, que se centra na Cooperação/ Solidariedade, convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO!
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.
Na da Semana da Leitura 2012, para além das inúmeras iniciativas desenvolvidas nas comunidades escolares, vimos propor a todos que a celebração da leitura integre um desafio:
Participar no Concurso «Eu conto!», subordinado à mesma temática da Semana da Leitura, que terá como produto final a criação de um conto ou, para os mais pequenos, a ilustração de uma história anteriormente ouvida ou lida; este Concurso dirige-se a todas as crianças e jovens da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Livros novos

Temos algumas novidades na nossa biblioteca:

Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário Claúdio
Excerto

"O Beco das Sardinheiras é um beco como outro qualquer, encafuado na parte velha de Lisboa. Uns dizem que é de Alfama, outros que é já de Mouraria e sustentam as suas opiniões com sólidos argumentos topográficos, abonados pela doutrina de olissiponenses egrégios. Eu, por mim, não me pronuncio. Tenho ideia de que ali é mais Alfama, mas não ficaria muito escarmentado se me provassem que afinal é Mouraria. Creio que o nome lhe vem das sardinheiras que exibem um carmesim vistoso durante todo o ano, plantadas num canteiro, que rompe logo à esquina, não longe da drogaria que já fica na Rua dos Eléctricos.

A gente que habita o Beco é como a demais. Nem boa nem má. Tem sobre os outros lisboetas um apego ainda maior ao seu sítio e às suas coisas. Desde há muito tempo que não há memória que algum dos do beco tenha emigrado de livre vontade."


O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway


 


Este livro relata a história de um velho chamado Santiago, ele era magro, com profundas rugas atrás do pescoço, e tinha olhos da cor do mar, olhos azuis. Este velho pescava numa esquife na corrente do Golfo, e desde há algum tempo atrás que não pescava um peixe. Este era gozado pelos seus colegas, mas havia um rapaz que o admirava muito, esse rapaz pescava desde os 5 anos com o velho. O velho parte sozinho para alto mar em busca de um peixe, para provar a ele e aos seus colegas o que valia. Este a certa altura sente um puxão de um peixe enorme, e apartir daí trava um grande batalha que o vai fazer lutar contra grandes dores das mãos, das costas… O peixe deu muita luta, mas o velho acabou por consegui-lo enfraquecer e matar o grande peixe… Mas depois veio o pior, um grupo de tubarões detetaram o cheiro a sangue e mutilaram o peixe que o velho havia pescado, mas ainda assim o velho derrotou muitos tubarões. Ao longe o velho avistava as luzes que vinham da cidade, já sem forças o velho chega a terra e vai para a cama. De mãnha, o velho vai á praia e vê um tubarao no seu barco. Todos os seus colegas ficaram admirados, o velho mostrou que apesar da idade e das dificuldades passadas no mar que é um grande pescador.


Pó de Estrelas, de Manuel Sousa Braga

 
sinopse:
Os Poemas de Pó de Estrelas falam-nos do Universo desde a sua criação, com o Big Bang, passando pela chegada do Homem à Lua, até outras descobertas que vão sendo feitas ao longo do tempo. É uma narrativa em poema sobre a forma como planetas, cometas, constelações e estrelas são vistos da Terra. Uma maneira de ver o céu com outros olhos e uma lição de astronomia para os mais novos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O crocodilo e o passarinho




Os alunos do 1º e 2º anos, esta semana, estão a trabalhar a obra O crocodilo e o passarinho, de Madalena Gomes.
Um crocodilo e um passarinho fazem-se amigos e decidem visitar juntos as respectivas famílias. Na amizade não existem impossíveis. E quando as imagens que a ilustram são de pura ternura, então dá-se o inevitável. O Crocodilo e o Passarinho torna-se um texto irresistível, tanto para crianças como para adultos. É um livro verdadeiramente apetitoso, para os olhos, para o coração, para a alma. (in Wook).

O Segredo do Rio

Esta semana estamos a trabalhar a obra O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares com os alunos do 3º e do 4º anos.

À inquietação de um dos filhos em saber por que é que as estrelas não caem do céu, Miguel Sousa Tavares escreveu O Segredo do Rio, um conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil em Portuga
Mas que segredos pode esconder um rio? À primeira vista, esta é a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe (uma carpa) que vive no ribeiro para onde o rapaz ia brincar. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une.
Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos. Escrita há seis anos atrás, é agora reeditada pela Oficina do Livro, tendo Fernanda Fragateiro renovado as ilustrações, aumentando ainda mais a magia deste livro. ( in Wook)


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vamos aprender a elaborar um trabalho

Os alunos do 8º e 9º anos vieram à biblioteca aprender a elaborar um trabalho. Através de um guião (Big6) a tarefa de elaboração de trabalhos ficará certamente mais facilitada. Aprenderam também algumas técnicas de resumo e a forma de apresentação de uma bibliografia. Os alunos mostraram-se empenhados e atentos, colocando questões e tirando apontamentos. Foi certamente um momento bastante profícuo para a vida académica destes alunos.

Concurso Nacional de Leitura

As vencedoras da 1º fase a nível de escola  do Concurso Nacional de Leitura foram:

Ana Alexandra Barbosa, 7º A
Claúdia Regina Barbosa, 8º B
Vera Marta Ribeiro, 9º A

Estas alunas irão estar presentes na fase distrital, no Porto.

Parabéns às vencedoras e boas leituras!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sou como um livro


Sou como um livro.

Há quem me interprete pela capa.

Há quem me ame apenas por ela.

Há quem viaje em mim.

Há quem viaje comigo.

Há quem não me entende.

Há quem nunca tentou.

Há quem sempre quis ler-me.

Há quem nunca se interessou.

Há quem leu e não gostou.

Há quem leu e se apaixonou.

Há quem apenas busca em mim palavras de consolo.

Há quem só perceba teoria e objetividade.

Mas, tal como um livro, sempre trago algo de bom em mim.