quinta-feira, 1 de março de 2012

Lembranças da chuva, de Inácio Pignatelli


Estamos a preparar a visita do escritor Inácio Pignatelli, os nossos meninos leram e ouviram ler as obras O pastor de nuvens e Lembranças da chuva. Estamos todos empenhados em recebê-lo condignamente. A turma do 3º A vai dramatizar o conto O pastor de nuvens e os outros meninos preparam o cenário.

Semana da Leitura 2012

5 a 9 de março

Atividades:

Feira do livro (6 a 9 de março)

Leitura de mão em mão (1º, 2º e 3º ciclo)

Leitura Encenada do conto O Pastor de Nuvens, de Inácio Pignatelli (3º A)

Visita do escritor Inácio Pignatelli (1º ciclo)

Visita do ilustrador Hugo Teixeira (3º ciclo)

Maratona de leitura (alunos, professores e encarregados de educação)

Leitura encenada da obra: A Fada Oriana (1º e 2º ciclos)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Concurso faça lá um poema


Todos os participantes estão de parabéns. A seleção não foi fácil, tivemos alguns poemas com muita qualidade. Aqui ficam então os vencedores do concurso e os respetivos poemas:

1º ciclo
1º - Sérgio Manuel, 3º B
2º - Cassandra Filipa, 3º B

2º ciclo

1º - Alexandra machado, 6º B e Marta Brandão, 6º B
2º - Ana Rita, 6ºB

3º ciclo

1º - Susana Nunes, 8º C


1º ciclo

O arco-íris

O arco-íris tem sete cores
Que são para brincar
Aparece quando chove
Quando o sol está no ar.
De amarelo faço um sol
Uma laranja de cor de laranja
O arco-íris é divertido
Como o palhaço que tem uma franja.
E com uma cor chamada verde
Eu posso fazer uma linda rede.
Queria morar no arco-íris
Acho que é pertinho daqui.
Não sei de que cor é e caminho
O caminho a seguir.

Sérgio Manuel, 3º ano, turma B

O sol

O sol é muito bonito,
Quando nasce está a brilhar,
Por vezes as nuvens escuras,
Não o deixam espreitar.
O sol é tão quentinho,
Que dá vontade de o abraçar,
Mas ele está tão alto
Que não se pode alcançar
O sol amarelinho,
E as flores a rebentar,
Tornam-se mais lindas
Porque o calor as faz mudar.

Cassandra Carvalho, 3º ano, turma B

2º ciclo

Naquela brisa suave

Naquela brisa suave,
Ouvi um pássaro a cantar.
A canção era maravilhosa,
Que me vi aproximar.

Aquela música
Trazia-me algo para recordar,
Mas a música era tão suave,
Que eu não me consegui lembrar.

As lágrimas dos olhos
Começaram a escorrer.
Era tão lindo,
Que não sabia o que fazer.

O que eu mais queria
Era conseguir lembrar,
Mas o pássaro
Parou de cantar.

Lembrei-me de um momento,
Um momento de encantar.
Mas não me lembrei
Do que se estava a passar.

Este poema eu acabo
Com imensa paixão
São lindas as palavras,
Palavras do coração .

Alexandra Machado, 6ºB

Ao abrir a janela

Ao abrir a janela
Um som ouvi tocar
Fui ver o que era
Eram as ondas do mar.

Aproximei-me e,
A chorar uma menina vi,
Lágrimas se soltavam,
A triteza eu senti.

Abri-lhe meu coração,
Um abraço me deu ela,
Será que um dia
A vida será bela?


Ela amava, chorava e ria,
Mas será que um dia
Alguém a aceitaria
Assim como eu?

Ana Rita, 6º ano, turma B

3º ciclo

Um sonho

Um sonho
No dia em que te encontrei
Contigo sonhei.
Não consigo compreender
Mas penso que por ti me apaixonei
Este sentimento tento esconder
Mas sempre que te vejo
Não o consigo evitar
Ficar a observar
O teu gracioso andar,
Teus cabelos finos ao vento a esvoaçar
Olhos azuis como o claro mar
Lábios gentis para amar…

Ah! Então é isso a paixão
Que acelera omeu coração
Me turva a visão
E me enche de ambição.
Ambição que se transforma em coragem,
Coragem para te convidar
A dar um passeio à beira mar
Sobre a luz do luar.

Susana Nunes, 8º C

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semana da leitura 2012


Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem contribuído significativamente para a valorização da leitura junto das crianças e jovens e da população adulta, propiciando a aproximação da Escola à comunidade. A Semana da Leitura envolve, deste modo, escritores, ilustradores, para além de docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação, mobilizando, assim, a comunidade numa celebração festiva da leitura e do livro.
No nosso Agrupamento a Semana da Leitura realizar-se-á de 5 a 9 de Março. Pretendemos dinamizar o nosso Agrupamento, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e na comunidade em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Amor e livros...

Há sempre um bom motivo para ler... sobretudo o amor! Leitura e sentimento sempre de mãos dadas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Elaboração do painel sobre a obra: "O Segredo do Rio"

Após a leitura e exploração da obra O Segredo do Rio , de Miguel Sousa Tavares, os meninos do 3º e 4º anos estão a preparar um painel alusivo a esta obra. Dá gosto vê-los a trabalhar! Enquanto uns preparam o painel, os outros elaboraram poemas para o concurso do PNL Faça lá um poema. Que grandes poetas temos na nossa escola! Mais tarde publicaremos aqui alguns desses poemas, bem como os painéis concluídos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Princesa Baixinha


A proposta de leitura desta semana, para o 1º e 2º anos, tem um carácter pedagógico muito marcado, com a mensagem chave de que a força e a coragem não dependem do tamanho de uma pessoa. A história “A Princesa Baixinha” conta as aventuras de uma princesa que apesar de ser muito pequenina não tinha medo de nada, nem mesmo de um enorme dragão ou de um bando de condores.


O livro é escrito por Beatrice Masini e ilustrado por Octavia Monaco