segunda-feira, 19 de março de 2012

Visita do pré-escolar à nossa biblioteca

Os meninos dos jardins de S. Vicêncio e de Rua fizeram uma visita à nossa biblioteca. Aproveitaram para conhecer a Escola, que alguns meninos irão frequentar já no próximo ano letivo. Deliciaram-se a ouvir a história " Era uma vez uma velhinha" e ficaram a saber como devem proceder para levarem um livro para casa, são meninos muito atentos e perspicazes. Tiveram ainda oportunidade de assistir à dramatização, pelos alunos do 3ºA, do conto "O pastor de nuvens", de Inácio Pignatell. Foi com muita satisfação que os acolhemos na nossa biblioteca, sem dúvida irão ser grandes leitores!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dramatização da obra: A fada Oriana

Os alunos do 5º A fizeram uma dramatização de A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, para os meninos do 1º ciclo e do ensino especial. Vestiram-se a rigor e representaram as personagens de forma exemplar. Parabéns aos meninos do 5º A e à professora de português, Manuela Baptista.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ilustrador Hugo Teixeira

No dia 7 de março, no âmbito da Semana da Leitura, recebemos a visita do ilustrador amarantino de banda desenhada (mangaka) Hugo Teixeira. Os alunos do 3º ciclo puderam contactar com um verdadeiro ilustrador de banda desenhada, ficaram a saber como se desenrola todo o processo criativo, desde o esboço até à obra publicada, que elaborou conjuntamente com o argumento de Vidazinha, sua companheira. Os alunos mostraram-se interessados em saber um pouco mais sobre a arte de fazer banda desenhada. O ilustrador presenteou os alunos e professores com esboços da personagem principal da obra.
Apresentou-nos ainda o seu último livro Mahou, na origem da magia.
Sinopse: Depois de ter consultado um livro numa biblioteca, Bia vê-se transportada para o planeta Mahou, descobrindo aí as suas raízes familiares. Em Mahou existia Magia: a Magia Comum e a Alta Magia, até que se deu o Grande Cisma e se expandiu a Tecnologia, iniciando-se uma guerra que durou anos… Mahou viu-se transformado sem respeito por nada! Mas Bia encerra em si um grande poder…)

terça-feira, 6 de março de 2012

Visita do escritor Inácio Pignatelli

Foi com muita satisfação que recebemos o escritor Inácio Pignatelli, autor de obras como Lembranças da chuva, O pastor de nuvens e o fotógrafo do passarinho. Os alunos do 3º A dramatizaram o conto O pastor de nuvens o que deliciou os presentes, tendo sido muito felicitados pelo nosso escritor convidado. Os nossos meninos, como são muito curiosos, quiseram saber tudo sobre a sua vida e obra. Sempre com muita paciência e com muito carinho o escritor foi respondendo a todas as questões. Aqui fica o registo fotográfico.

Maratona de leitura

No dia 5 de março,no âmbito da semana da leitura realizámos uma maratona de leitura com os alunos do 2º e 3º ciclos, professores e encarregados de educação. Com esta atividade pretendemos promover nos pais uma cultura de participação na Escola, estimular o gosto pela leitura, incentivar a ligação entre a escola e a comunidade e dinamizar o P N L.
Todos os participantes da Maratona de Leitura sentiram-se premiados, pois perceberam o quanto é importante e divertido ler um bom livro.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Lembranças da chuva, de Inácio Pignatelli


Estamos a preparar a visita do escritor Inácio Pignatelli, os nossos meninos leram e ouviram ler as obras O pastor de nuvens e Lembranças da chuva. Estamos todos empenhados em recebê-lo condignamente. A turma do 3º A vai dramatizar o conto O pastor de nuvens e os outros meninos preparam o cenário.

Semana da Leitura 2012

5 a 9 de março

Atividades:

Feira do livro (6 a 9 de março)

Leitura de mão em mão (1º, 2º e 3º ciclo)

Leitura Encenada do conto O Pastor de Nuvens, de Inácio Pignatelli (3º A)

Visita do escritor Inácio Pignatelli (1º ciclo)

Visita do ilustrador Hugo Teixeira (3º ciclo)

Maratona de leitura (alunos, professores e encarregados de educação)

Leitura encenada da obra: A Fada Oriana (1º e 2º ciclos)