sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Escritor do Mês



António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957.
Foi professor do Ensino Básico.
Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979.
Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores.
Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim.
Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.
Em 2003, a obra O Sonho de de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho. com ilustrações de André Letria.
Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas,em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.
Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela célebre Internatinal Youth Library de Munique Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Cantinho da Ciência

Experiência 2

Ovo nu


Objectivo: Remover a casca de um ovo cru sem o partir.

Materiais:

• Frasco de vidro com tampa

• 1 ovo cru

• vinagre límpido

Procedimento:

1. Coloca o ovo cru dentro do frasco de vidro. Não raches o ovo.

2. Cobre o ovo com o vinagre límpido.

3. Põe a tampa no frasco.

4. Observa imediatamente e depois periodicamente durante as 24 horas seguintes.

Resultados:

Começam a formar-se imediatamente bolhas na superfície da casca do ovo e aumentam de número com o tempo. Após 24 horas, a casca terá desaparecido, e pedaços dela podem estar a flutuar na superfície do vinagre. O ovo permanece intacto devido à fina membrana transparente exterior. A gema vê-se através da membrana.

Porquê?

O nome químico do vinagre é ácido acético. A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio. A reacção entre o ácido acético e o carbonato de cálcio faz com que a casca do ovo desapareça e se formem bolhas de dióxido de carbono.

A Hora do Conto

Iniciou-se na biblioteca escolar, em cooperação com o núcleo de Educação Especial, no dia 19 de Novembro, a actividade “Hora do Conto” que decorrerá ao longo do ano lectivo.
Estiveram presentes professoras, alunos e funcionários do núcleo da Educação Especial para ouvirem o conto “O Sapo Apaixonado” através de um power-point apresentado na biblioteca escolar.


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estafeta do Conto

A actividade “Estafeta do Conto” é promovida e coordenada pela Biblioteca Escolar e tem como principal objectivo, promover o gosto pela leitura.


Esta actividade teve início no dia 11 deste mês com a leitura e dramatização da Lenda de S. Martinho levada a cabo pelo 9ºB, tendo como responsável a professora Graça Ferreira. Esta actividade foi iniciada para os alunos do 4ºano de escolaridade do professor Fernando Jorge que terá agora de passar o testemunho a outra turma.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Cantinho da Ciência


O Blogue da Biblioteca, neste ano tem para te oferecer um espaço dedicado às ciências onde podes fazer experiências e divertir-te com jogos e passatempos.
Vem conhecê-lo e diverte-te ...


Experiência 1























segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HALLOWEEN


A actividade do Halloween foi realizada pelo Departamento de Línguas em articulação com o Departamento de Expressões e decorreu entre o dia 29 e 30 de Outubro na nossa escola.
Foi feita uma exposição de trabalhos relacionados com a festividade, de índole decorativa e divulgativa que decoraram o hall de entrada da escola.
No dia 29 de Outubro, os alunos entregaram as abóboras para o concurso “Pumpkin Contest” que foram expostas no hall do edifício integrando e enriquecendo a exposição de trabalhos já mencionada que permaneceu aberta à vista de toda a comunidade escolar.
No decorrer do dia 30 de Outubro, foram seleccionadas as abóboras vencedoras e atribuídas menções honrosas pelo júri destacado. Aos vencedores foram entregues prémios bem como certificados de participação.

Resultados do Haloween/vencedores:

1º lugar: Inês Costa (7ºA)

2º lugar: João Pereira (6ºA) e Tiago Pereira (3ºano)

3º lugar: Telma Teixeira (7ºA), Sara Mendes (8ºB) e Diogo Pinto (8ºB)

Menção honrosa: Diogo Tavares (6ºA) e José Dinis (5ºB)