sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estafeta do Conto


REGULAMENTO:

1 – A Estafeta do Conto é promovida pela biblioteca Escolar e tem como principais objectivos:

     • Reforçar a identidade da Escola
     • Promover o gosto pela leitura
2 – A Estafeta não tem carácter obrigatório e alguns aspectos do Regulamento poderão ser flexibilizados atendendo a problemas existentes na própria escola.

3 – O esquema de funcionamento será o seguinte:
      • A Biblioteca nomeia os primeiros leitores que irão iniciar a actividade numa turma da escola (pode ser uma turma do pré escolar ou de qualquer outro nível de ensino).

      • Estes leitores escolherão um texto a ler que não ultrapasse os 10 minutos, e planificarão uma ou mais tarefas a propor relacionadas com o texto lido, que pode ser concretizado através de diálogo, escrita, registo gráfico, dramatização, etc…
     • Deslocam-se à sala sala/turma , com conhecimento prévio ( 1 semana antes) do docente da turma , no caso do 2º e 3º ciclo, com conhecimento do docente de Língua Portuguesa.
     • Os visitantes far-se-ão acompanhar do testemunho, folha de prova e regulamento.

     • Os visitantes realizam a leitura e propõem as tarefas.

     • Os alunos/docente realizam as tarefas.

     • Os visitantes fazem a recolha de:

- Prova (documento que descreve resumidamente o que foi realizado e todos os alunos assinam assim como o docente da turma e os visitantes.

- Fazem a recolha de registos fotográficos e de outros registos resultantes da realização das tarefas.

- Pequena ficha de avaliação da actividade.

    • Os visitantes passam o testemunho e o regulamento aos alunos e docente dessa ala /turma que passarão a ser os visitantes no prazo de uma semana e que repetirão o processo para a sala/turma seguinte.

   • Os visitantes depois de realizada a sua tarefa, farão chegar rapidamente o texto lido, a prova, os registos e a avaliação à Equipa da Biblioteca, para que esta possa organizar o Portfólio e divulgar as acções no blog.

   • O docente quando recebe o testemunho deverá contactar rapidamente o colega seguinte, para saber da sua vontade em participar e deverá em cerca de uma semana organizar-se para poder ser visitante.

4 – Os visitantes podem ser apenas alunos ou apenas o professor, ou todos.

5 – Quando o docente contactado não estiver interessado em participar na Estafeta do Conto, ou não tiver condições para a realizar por inteiro, deverá mostrar-se logo indisponível para que não se corra o risco de se parar a Estafeta.

6 – Os registos fotográficos obtidos poderão ser expostos na escola e no blog. Neste último haverá o cuidado de preservar a identidade dos alunos.

7 – Atendendo que a aplicação desta actividade é complexa e cada nível de ensino tem problemas específicos, a Equipa da Biblioteca fará a gestão dos problemas que eventualmente possam existir com um só objectivo. Tentar envolver o maior número de alunos.

Síntese:

Levar. Texto, tarefas, planeadas, testemunho, regulamento, prova, avaliação e máquina fotográfica (facultativo).

Recolher: cópia do texto lido, prova preenchida, registos e avaliação

Sem comentários:

Enviar um comentário