quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Programa NEPSO

Perto dois mil alunos e 200 professores de mais de 60 escolas do ensino básico e secundário vão desenvolver estudos de opinião a nível local este ano lectivo, cujos resultados serão conhecidos em Junho. A escola EBI do Marão faz parte deste grupo de escolas seleccionadas após apresentação da candidatura.

A Droga, a violência doméstica e o ambiente foram alguns dos temas escolhidos pelas escolas para integrar o programa NEPSO (A Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião), patrocinado pela Fundação Vox Populi e pela empresa de sondagens Marktest.

O objectivo do projecto, é estimular a comunidade escolar a desenvolver projectos de pesquisa a nível local, que envolvam, se possível, também as autarquias para que um determinado problema identificado possa ter resposta e o trabalho não se fique pela divulgação dos resultados obtidos.

Em cada escola, os professores e alunos juntam-se para tratar um tema à sua escolha durante o ano escolar e apresentar um projecto de pesquisa que será acompanhado pela fundação. A nossa escola escolheu o tema da violência doméstica e do alcoolismo e o projecto intitula-se “ Muda de Vida”.

A formação, a cargo da Marktest, iniciou-se em Lisboa, para um grupo de cem professores, dois dos quais professores da EBI do Marão.

A empresa especializada em estudos de opinião fornecerá aos professores as ferramentas necessárias: informática, estatística e todos os procedimentos necessários para desenvolver um projecto de pesquisa nesta área.

O projecto abrange várias áreas do currículo, desde a Área de Projecto à Matemática (para tratamento dos dados) passando pelo Português (na formulação das perguntas) etc.

Neste momento, estão a ser trabalhados mais de cem projectos sobre os mais diversos temas.

No final, será escolhido o melhor trabalho e atribuído um prémio de cinco mil euros, além de uma viagem para um professor e um aluno da escola que se distinguir.

A organização pretende que sejam envolvidas as autarquias e outras "forças vivas da sociedade" para que os trabalhos possam vir a dar frutos nas respectivas comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário